O Velho e Bom INCLUDE
Na Programação Orienta a Objeto é focada em reaproveitar código, mais vezes se monta um método pra tudo carregando o arquivo classe_xxx.php com um excessivo volume que muitas vezes não é aproveitado mais que uma vez em todo o projeto. E ainda corre o risco de estar mal formato.
O que estou usando para chamar um formulário ou uma listagem é o velho e bom include de um arquivo como: exemplo.inc.php. Nele eu uso a listagem mista HTLM/PHP já e melhor para se organizar e debugar pela própria IDE.
Note que estou organizando todos em uma pasta melhor ordenamento, melhorando operações de backup e debug.
Dentro do método temos que user uma variável auxiliar para ir carregando os códigos HTML, no meu caso abaixo $str.
No formato acima usando como veículo uma string $str vemos claramente que a IDE não acompanha a formação das tags de formulário nem as <input. Já abaixo vemos que podemos debugar erros e até mesmo ter sugestão de aprimoramentos.
Para as consultas no banco de dados ou montagem dos <select eu uso sim um método específico. Inclusive as SQL estou armazenando em TRAIT para se preciso for trocar de MySQL por Oracle por exemplo.
Já me aconteceu que dentro da string tinha uma tag </form> mal fechada que esta quebrando toda a formação CSS da página. Só quando passei para um arquivo HTML que a IDE me sinalizou onde estava o problema.
Criar um include não tem complicação alguma, basta pedir um arquivo novo e nomear usando o .inc.php. Como de costume no cabeçalho do arquivo a descrição do mesmo, sua autoria e data de criação para futuros acompanhamentos.
<?php
/*
* Para listagem dos carnes de parcelamento a receber e a pagar
* @author Paulo Regis <paulo_schs@yahoo.com.br>
* @date 29/07/2024
*/
?>
<table>
Críticas e sugestões sempre são bem vindas, sendo construtivas!!!
Deixe seu Gostei e compartilhe.




Comentários
Postar um comentário